Penhora do salário

Penhora salarial

Leia informação atualizada [2016] no site creditos-online.net


Uma das primeiras penhoras a serem executadas é a penhora do salário. Por ser logo dinheiro que entra e sempre certo desde que o devedor trabalhe ou receba outros rendimento sem ser por entidade empregadora.
Por norma a penhora é de 1/3 mas também é possível ser 1/6. O montante máximo de uma penhora nunca
pode passar de 1/3 e que o devedor não fique após penhora com menos que o Ordenado Mínimo Nacional.

Também só é possível uma penhora de 1/3 sobre o ordenado ou até duas de 1/6 sendo que o mais habitual é recair logo um terço sobre o total do vencimento.

O que é penhorado

Numa penhora de ordenado não é só o valor base que é penhorável mas também o subsídio de alimentação, subsídio de transporte, horas extras, subsídio de férias e natal. A penhora é feita sobre o a totalidade de valores da sua folha de ordenado.

Quem pode realizar uma penhora?

Só o solicitador tem poder para realizar uma penhora e naturalmente se a mesma foi requerida pelo credor no tribunal. Após o processo entrar em tribunal e nomeação do solicitador o mesmo começa a tomar providências e contacta a sua entidade patronal para lhe penhorarem o devido valor.

A entidade patronal é obrigada de lei a fazer a penhora e enviar o dinheiro para o solicitador, caso contrário é tomado medidas legais e os mesmos passam a sofrer as consequências previstas na lei

Leia informação atualizada [2016] no site creditos-online.net




3 comentários:

  1. boa tarde
    sou avalista e houve incumprimento, tenho subs desemprego 377 euros e pensão viuvez 343 euros , qual a verba que poderão penhorar?
    obrigada pela atenção

    ResponderEliminar
  2. Em caso de penhora de vencimento não tenho que ser informada de que me vão penhorar , a partir de que data e quem me está a penhorar ?

    ResponderEliminar
  3. Boa noite
    É possivel penhorarem-me o ordenado sem que seja notificada antes por que entidade estou a ser penhorada?

    ResponderEliminar